O Clássico, o Pós-Neoclássico Moderno e a Arquitetura de Balneário Camboriú Similar - Millennium Palace Residence Balneário Camboriú - O Prédio Mais Alto do Brasil. Projeto novo externo completo com detalhamento Arquitetônico e projeto design interior completo: Arquiteto Eugênio Nelson e Renato Ammann.

Um período Histórico, Presente e Real - A NOVA ARQUITETURA CLÁSSICA




Aqui trato de uma breve análise e estudo da Nova Arquitetura Clássica, como ela é realmente reconhecida por ser um estilo no mundo moderno, contrário do que estas pessoas dizem. O Novo Néo-Clássico continua até hoje á produzir arquitetura. Ela é bem abrangente na sua definição, até contemplando as arquiteturas mais recentes que assimilam os movimentos modernos mais nos estágios iniciais, como o Art Nuveau, o Art Decô, o Streamline Moderne e o Expressionismo. Todas estas são parte do que conhecemos na Arquitetura como o Novo Clássico, ou a Nova Arquitetura Clássica. Ela na verdade é mais Néo-Clássica do que a Arquitetura Clássica, que lembramos mais incorporada na Arquitetura Grega e Romana. Portanto, ela é mais Néo do que simplesmente Clássica. Mas, como ela é Pós-Néo, já entra o novo título de A Nova Arquitetura Clássica. Todavia, é lícito e correto a chamar de Néo-Clássico, ou se pode dizer até o Novo Néo-Clássico, pois novo é. E, se for modernos, adicionamos esta palavra, pois moderno é tudo de novo em cada período da história que incorpora os novos materiais, a nova tecnologia e os novos conceitos de design e de estilo. E, estes, são formados e moldados por toda a arte como um conjunto, seja ela original ou uma imitação. Toda arte precisa dos que dão origem á arte, como também dos que copiam esta arte.

Esta nova arquitetura é, portanto, um estilo consagrada e existente, como também presente. Como ele é uma arquitetura moderna mas não homogênia, ela pode aparecer de várias formas. Ela pode ser conhecida também por vários nomes. Os prédios clássicos contemporâneos também se conhece na Arquitetura como Néo-Clássicos, ou se pode referir a elas como sendo Néo-Historicistas, ou Historicismo/Revivalismo, se pode denominar-las de Tradicionalismo Clássico, e termos parecidos. Todos estes termos são válidos, e a Arquitetura Néo-Clássica continua portanto vivo e presente, e afirmativo na sua beleza e grandeza.


A NOVA ARQUITETURA CLÁSSICA E O NOVO NÉO-CLÁSSICO MODERNO

Os fundamentos básicos e teóricos do Novo Classicismo é de que ela não é limitada á Arquitetura Néo-Clássica. Ela também afirma positivamente que o que conhecemos como sendo o "Clássico" não é um estilo por sí próprio, mas somente uma maneira de se elevar a arte da construção até ela chegar na Arquitetura. Um prédio clássico se utiliza da imitação para expressar sua verdade tectônica, que não é o mesmo que os fatos no qual se baseiam sua construção. Esta Nova Arquitetura Clássica não encontra sua beleza não necessariamente na originalidade ou no estilo, mas na maneira que ela lida com as formas tradicionais que sempre tem sido seus veículos. Prédios clássicos sempre também explicam as diferenças entre a arquitetura dos mundos privados e os do mundo público, na sua forma deles lidarem e interpretarem e desta forma responderem ás condições rurais e urbanas no qual elas são inseridas.

Os Novos Arquitetos Clássicos também enfatizam a necesidade de se focar na sustentabilidade. A meta, portanto, é de se criar prédios que tenham uma durabilidade longa, de boa construção com exellente mão-de-obra e materiais, e com um uso eficiente dos recursos naturais.

http://en.wikipedia.org/wiki/New_Classical_architecture

(Observação: Este texto se baseia no texto em Inglês).

CONCLUSÃO

Temos, portanto, uma clara definição que a Arquitetura Néo-Clássica hoje está firme e presente na Nova Arquitetura Clássica, e pode ser ainda chamada tanto de Arquitetura Néo-Clássica, Nova Arquitetura Clássica, Néo-Historicismo, Arquitetura Historicista/Revivacionista ou Arquitetura Tradicionalista Clássica. Todos estes termos são nada mais do que a mesma coisa, com vários nomes.

Então, não digamos que a Arquitetura Néo-Clássica é algo do passado e que o nome não possa ser aplicado á Arquitetura do Presente.


Viva e de longa vida seja o Néo-Clássico e á Nova Arquitetura Clássica!

Obras em Camboriú que surgiram após o projeto do Millennium -->






O original que antecedeu a todos em estilo similar em Camboriú-->>>




Alguma semelhança?


_____________________________________________________

Privilege

_______________________________________________

Salvatore





Todos este projetos são bem relacionados mesmo... o segundo projeto até mais fortemente se vê as inspirações que teve no Millennium (tão inspiração presente fortemente no primeiro também).  Todos projetos posteriores ao Millennium Palace.


Ao analisarmos as obras lado a lado, a fonte de inspiração no Millennium se torna óbvio:

Salvatore

1. Na base, em toda a lateral do Salvatore, na torre, no uso da mansarda na torre, nas bandas horizontais alternadas do mesmo..na área de dois pisos acima da base..no janelão na lateral, nas bandas alternadas horizontais na mesma disposição e sequências que o Millennium...

Priveledge

2. No Priveledge, nas janelas do mesmo, inspiradas no Millennium, as bandas horizontais alternantes, também idéia originária minha no Millennium, o janelão lateral que nem meu projeto no Millennium, o mesmo telhado mansardo, como usei no Millennium, o fechamento superior da torre com uma banda horizontal, minha idéia no Millennium também, bandas menores de menor altura subindo por toda a torre, minha idéia original no Millennium, os frisos laterais acima das janelas laterais, idéia também minha no Millennium...

E muito mais imitações, e prédios que se inspiraram no Millennium, que antecedeu a todos estes!

Então, se o Millennium não fosse original, única, linda e o primeiro de sua linha, porque tantos projetos e prédios se inspiraram nela? Ao fazerem assim, reconheceram sua originalidade, sua beleza, e a referência do mesmo como um ponto, um marco na arquitetura para usar e copiar!

Temos, portanto, no mínimo OITO obras de grande porte em Camboriú, que suscederam o Millennium e o usaram como fonte de inspiração!


O Millennium, o original.

Com isso, se pode perceber que o Millennium è arquitetura de verdade, e das mais belas, digna de ser fonte de inspiração de muitas obras.

Fica, portanto, desta forma comprovado que o Millennium é uma obra de arquitetura original, linda e resplandescente, e no qual muitos após ele se inspiraram.

No comments:

Post a Comment